A Associação dos Amigos do CRPH/DC é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada para apoiar a missão do Museu Vivo do São Bento e do Centro de Referência Patrimonial e Histórico do Município de Duque de Caxias (CRPH) e ampliar o impacto de suas atuações no território. A Associação – como o próprio CRPH – trata de questões museológicas, arquivistas, de formação, de produção e de pesquisa. É a Associação dos Amigos quem responde, organiza, convida e faz projetos para ajudar o MVSB e o CRPH.
Paulo Pedro da Silva – Presidente
Filipo da Silva Tardim – Secretário
Arilson Mendes Sá – 1º Tesoureiro
Marisa Gonzaga da Silva – 2º Tesoureiro
Marlucia Santos de Souza – Diretor de Pesquisa
Comunidade Viva São Bento – Jovens Agentes do Patrimônio (Instituto C&A / CISV – 2010 / 2012)
Uma formação continuada desenvolvida a partir de oficinas, grupos de estudo e trabalhos de campo que formou jovens guias do Museu Vivo do São Bento e de outros percursos da Baixada Fluminense.
Sambaqui (Superintendência Estadual de Museus – 2012)
O projeto foi responsável pela exposição de longa duração do Sambaqui do São Bento, além de investir em melhorias de infraestrutura e preservação do sítio arqueológico.
Jovens Agentes do Patrimônio (Superintendência Estadual de Museus – 2012)
A continuação do projeto de formação de jovens agentes do patrimônio.
Jovens Agentes do Patrimônio – Juventude Semeando Memória e Cidadania (Casa da Moeda do Brasil – 2012/2014)
Através do Programa Atitude Cidadã da Casa da Moeda houve a continuação do programa de formação de jovens e ampliação de suas atividades, incluindo oficinas de teatro, agroecologia, capoeira e audiovisual.
Projeto Rede de Memória e Resistência (CONVÊNIO - SICONV PROPOSTA Nº 013200/2016)
Projeto com objetivo de estruturar e desenvolver os grupos que integram a Remus-RJ, por meio de pesquisa, formação, registro audiovisual e divulgação de suas ações.
Museu Vivo do São Bento: Memórias, territorialidades e patrimônios na Baixada Fluminense (Ibram– 2016)
Prêmio Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.
Em virtude da realização do Convênio celebrado entre a Associação dos Amigos do Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias – RJ e o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, conforme o plano de trabalho aprovado no SICONV - Sistema de Gestão de Convênios, sob o nº de proposta nº 013200/2016, divulgamos informações relacionadas à execução do referido plano de trabalho aqui: http://rededemuseologiasocialdorj.blogspot.com/p/execucao.html